Instituto Paranaense de Direito Processual

(42) 9 9115-9196

NOTA TÉCNICA

      Cursos, workshops, livros, pesquisas e diversos outros meios de aprendizado são sempre ótimas maneiras de enriquecer seu conhecimento.
      Entre as possibilidade de cursos, os de extensão e os de aperfeiçoamento são boas opções para quem quer se atualizar e busca por um aprofundamento em alguma área profissional específica.
      Com essas opções, conseguir escolher a ideal para o que você procura no momento pode parecer difícil. Mas não se preocupe. Vamos ajudar você a entender qual a diferença entre curso de extensão e de aperfeiçoamento.
      Curso de extensão
       Quer estudar e conhecer um pouco mais sobre uma área? Saiba que é possível realizar um curso focado em um tema específico. A modalidade de extensão é extracurricular, portanto, você pode enriquecer seus conhecimentos fora da sua profissão, por exemplo. Outra vantagem é que a modalidade de extensão costuma apresentar valores mais competitivos.
      Os cursos de extensão são oferecidos por universidades e institutos, estudantes que estão cursando ou não um curso de graduação podem participar.
      Geralmente, as aulas ocorrem através de atividades acadêmicas, culturais e técnicas. Os cursos de extensão possuem uma carga horária consideravelmente menor do que uma pós-graduação, por exemplo.
      Curso de aperfeiçoamento
      Ao contrário dos cursos de extensão, os de aperfeiçoamento são mais voltados para quem já está trabalhando em algum cargo específico e que, normalmente, já realizaram uma graduação relacionada.
      Nessa modalidade, as aulas envolvem temas e discussões que ajudam a desenvolver mais as suas habilidades, fazendo, assim, você ter um diferencial e destaque diante das necessidades do mercado de trabalho.
      O curso tem carga mínima de 180 horas de aulas. Ou seja, ao compararmos os dois tipos de curso, é possível perceber que os de extensão são focados em um aprendizado mais abrangente e com temas mais abertos. Já quando pensamos no aperfeiçoamento, podemos destacar que é melhor direcionado para quem deseja aumentar seu desempenho em um cargo profissional específico, com o objetivo de estar por dentro das atualizações e exigências do mercado.